quinta-feira, 9 de abril de 2009

Via Crucis na Blogosfera - III Estação

Estação anterior: II Estação
Pater, dimitte illis, quia nesciunt, quid faciunt ("Pai, perdoa-lhes! Eles não sabem o que fazem!")
Blogger: Alma Peregrina
Blog: Crónicas de uma Peregrinação



III Estação

Hodie mecum eris in Paradio
("Hoje mesmo estarás coMigo no Paraíso")



“Chegados a um lugar chamado Calvário ali O crucificaram, e com Ele dois ladrões, um à direita e outro à esquerda”

Já nos acostumámos a este quadro: os cravos, o martelo, a cruz e Jesus estendido sobre ela.
Devia ser um espectáculo horrível: os Evangelistas resumem-no em poucas palavras.
Ali está o Deus - todo - poderoso feito o Deus - todo - fraqueza.
Que doloroso espanto para aqueles que tinham visto os milagres de Jesus e escutado a Sua palavra.
Jesus aceita estas provocações e permanece fiel até ao fim.
Na cruz no meio de tantos sofrimentos, derrama Amor sobre todos e perdoa aos seus algozes: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lc 23, 34)
Os frutos do Seu amor não se fazem esperar: um dos ladrões por graça extraordinária de Deus reconhece Jesus, como o Messias e sente-se totalmente culpado, pecador, e num choro de arrependimento diz-lhe: Jesus lembra-te de mim quando vieres no teu Reino.
- Hoje, estarás comigo no Paraíso.
Frase de bondade, palavra consoladora, certeza do Amor de Deus. Verdadeira canonização do chamado Bom ladrão. Bom, não pelo passado que foi de ladrão e pecador. Bom porque se soube condoer de Cristo comovendo-se ao ponto de mandar calar o outro malfeitor que O insultava. Bom porque tem atitude de arrependimento e súplica humilde. E a grande promessa de Jesus faz-se ouvir como certeza de glória e de felicidade.

- Neste diálogo na cruz descobrimos a possibilidade que Jesus nos dá para que desfrutemos do Seu amor - “Jesus, lembra-te de mim…” Se formos capazes desta ousadia - de romper a nossa consciência culpável; de olhá-lo a Ele e não à nossa pobreza - de certeza ouviremos a promessa de que não escaparemos das Suas mãos.

Pai – Nosso
Pai – Nosso que estais no céu,
santificado seja o vosso nome;
venha a nós o vosso reino;
seja feita a vossa vontade
assim na terra como no céu.

O pão-nosso de cada dia nos dai hoje;
perdoai-nos as nossas ofensas,
assim como nós perdoamos
a quem nos tem ofendido;
e não nos deixeis cair em tentação;
mas livrai-nos do mal.
Amen.


Estação seguinte: IV Estação
Mulier, ecce filius tuus ("Mulher, eis aí o teu filho")
Blogger: MRB
Blog: Quadradinhos Que Não Vendem

Link:http://quadradinhosquenaovendem.blogspot.com/2009/04/via-crucis-estacao-iv.html


4 comentários:

Fá menor disse...

Estou a seguir desde o início...

Votos de Uma Santa Páscoa!

sofia disse...

Olá!
Tomo a liberdade de te deixar uma sugestão, que já fiz ao J:
nos links das estações (anterior e seguinte), em vez de colocares o endereço do blog, coloca antes a hiperligação directamente para o texto, por exemplo, no meu caso eu coloquei a seguinte hiperligação http://marcomcanela.blogspot.com/2009/04/via-crucis.html. Assim, todos podem fazer a Via Sacra sempre que se queiram.

sofia disse...

ok, reparei agora que já tinhas feito isso para a estação anterior, por isso só te falta, julgo eu, para a estação seguinte.

Abraço

Sofia

M.João disse...

Olá Sofia

Agradeço os seus comentários.
Acho que está alguma coisa errada. Apesar de ter feito uma hiperligação parece-me que ela não "liga" directamente à Via Crucis. Penso que sou eu que não sei muito bem fazer estas ligações, ignorância ou falta de prática. Se aqui voltar ajude-me sff.
Bem haja

M.João

Caminhar do Sul no Mundo